segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CURITIBA



O CONTEÚDO DESSE POST FOI
TRANSFERIDO PARA NOSSO SITE, NO LINK:

http://www.kalapalo.com.br/index.php/curitiba/

4 comentários:

  1. Olá, muito legal o blog. Parabéns.
    Gostaria de esclarecer uma questão sobre a cobrança na fazenda Pico Paraná.
    Quem faz manutenção da trilha são os montanhistas, clubes e associações. O Dilson não faz mais do que limprar o próprio terreno. Nós estamos indignados com essa cobrança já que trabalhamos muito duro para manter a trilha limpa e sem erosão.
    Os incêndios na região também são um capítulo a parte, já que quem combate efetivamente o fogo nas montanhas são os montanhistas voluntários. E só conseguimos trabalhar melhor do que os bombeiros nessa questão porque freqüentamos a montanha, treinamos, planejamos e executamos ações de prevenção. E nesse quesito o Dilson só atrapalha, já que temos que gastar um dinheiro com ele que poderíamos investir em equipamentos de proteção.
    Lineu Filho

    www.lineufilho.com.br

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PELO COMENTÁRIO, LINEU!
    COINCIDENTEMENTE DEI HOJE UMA ENTREVISTA À RÁDIO ELDORADO FM, AQUI EM SÃO PAULO, ONDE FALEI DO GUIA DE TRILHAS TREKKING VOLUME 2, QUE TEM O MAPEAMENTO DO PICO PARANÁ. COMENTEI COM A PAULINA CHAMORRO, JORNALISTA E APRESENTADORA DO PROGRAMA TERRITÓRIO AVENTURA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DE MONTANHISMO PARANAENSE. DISSE A ELA QUE VOCÊS TÊM HISTÓRIA, TRADIÇÃO E MUITA ORGANIZAÇÃO. SEU COMENTÁRIO SÓ REFORÇA TUDO O QUE EU DISSE. MAIS UMA VEZ OBRIGADO!
    COM RELAÇÃO AO DILSON E À COBRANÇA DE INGRESSO NA PROPRIEDADE DELE, ACHO QUE NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DE DOIS PONTOS IMPORTANTES... PRIMEIRO, A PROPRIEDADE É DELE E ELE TEM TODO O DIREITO DE COBRAR INGRESSO. SEGUNDO, ACHEI BASTANTE JUSTO TER PAGO INGRESSO, NO MÍNIMO O CARRO QUE USEI PARA CHEGAR LÁ FICOU SEGURO DURANTE TODO O TEMPO QUE PERMANECI NA MONTANHA.
    EU PODERIA TE DAR UMA DÚZIA DE EXEMPLOS DE OUTRAS TERRAS PÚBLICAS, VÁRIOS PARQUES INCLUSIVE, ONDE O ACESSO SE DÁ POR TERRAS PRIVADAS E ONDE NÃO SE COBRA INGRESSO E ONDE A SITUAÇÃO DE INSEGURANÇA E ABANDONO SÃO INFINITAMENTE PIORES DO QUE NO PICO PARANÁ.

    ResponderExcluir
  3. Veja só , eu não sou contra a cobrança do estacionamento,a área é particular, e realmente ele tem direito. O que contesto é o fato de cobrar ingresso de quem passa a pé, já que não estamos indo na fazenda dele e sim queremos acessar uma unidade de conservação pública, que tem a passagem obstruída pela propriedade.
    Agora que o ministério público e a promotoria do meio ambiente foram provocados, a antiga servidão deverá ser devolvida ao uso público.
    Cobrar pelo acesso nos parques públicos é uma prerrogativa do poder público. E nas montanhas do paraná nós não vamos admitir que tal prática seja consolidada por particulares e sem outorga do estado.
    Aqui temos tradição no trabalho voluntário. Veja o Marumbi por exemplo,é o único local que conheço onde tem um Camping grátis e com chuveiro quente e onde existe um grupo de resgate em montanha onde todos trabalham como voluntários.
    Abraço e saúde
    Virei leitor do blog.
    Lineu Filho
    www.lineufilho.com.br

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO POR MAIS ESSE COMENTÁRIO LINEU!
    ESTOU DO SEU LADO, SE A LUTA FOR JUSTA E LEGAL. ARBITRARIEDADES E AUTORITARISMOS, SEJA VINDOS DO PODER LEGÍTIMO OU NÃO, SERÃO SERMPRE ALVOS CONTRA OS QUAIS LUTO E LUTAREI.
    QUE BOM QUE VOCÊ GOSTOU E AGORA É LEITOR DO BLOG... FICO ESPERANDO OUTROS COMENTÁRIOS TEUS.
    ABRAÇO,
    GUILHERME CAVALLARI

    ResponderExcluir